por Rui Almeida

12 DE MARÇO 2017

 

Com o arranque da décima-oitava edição do troféu dos ASES, aqui o escriva foi surpreendido com uma manifestação de grande amizade e companheirismo ao ser presenteado com uma medalha em prata comemorativa de 20 anos de existência do grupo ASES PELOS ARES.

Foi uma manifestação que muito me tocou e no fundo representou para mim o reconhecimento da dedicação à organização de provas com uma certa marca – qualidade e competitividade.

Nem eu imaginaria que quando há 20 anos atrás, muitos entusiastas liderados pelo Manuel Frias se juntaram para fazer umas corriditas em Baltar, estávamos a lançar o nascimento de um troféu que hoje é dos mais competitivos e importantes do kart amador.

Recordo-me naquela altura, no meio de tanta bagunça e diversão, alguém ter dito “parecemos aquele filme ASES PELOS ARES”!

A partir desse momento, sempre que íamos fazer mais uma corridita (e em 1997 fizemos 6), a conversa era sempre a mesma – vamos fazer mais um filme!

A partir de 1998, as corridas deixaram de ser a avulso e passaram a contar para um troféu de nome… ASES PELOS ARES!

Hoje, do grupo inicial de 23, só um resiste à erosão do tempo, aqui o escriba, mas nem por isso houve ao longo do tempo grandes entusiastas que foram fundamentais para aquilo que é hoje o troféu.

O “Manel Frias” que liderou o grupo nos 3 primeiros anos e depois o Mário Fernandes que juntamente comigo liderou o grupo até há bem pouco tempo.

Foi o Mário o responsável pelo nascimento do sítio oficial dos ASES na internet!

Juntos lançamos as bases para o controlo de pesos dos pilotos nas nossas provas, bem como o controlo de turnos de condução nas provas de resistência por software!

Juntamente com o António Fonseca e o João Paiva, “inventamos” a Taça Intertroféus!

Os ASES ganharam muita coisa, muita coisa mesmo e eu…

GANHEI MUITOS AMIGOS!

Obrigado a todos

 

 

A medalha dos ASES

 

Foi o Campeão Luis Fernandes que em nome da família ASES PELOS ARES, sem dúvida uma família numerosa, entregou a medalha

 

A foto de "família" ASES 2017

 

O Manuel Frias foi quem lançou as sementes para o nascimento...

 

Durante muitos anos, Rui Almeida e Mário Fernandes foram uma dupla de sucesso.

“Inventaram” um sistema informático de controlo de turnos e lastravam os pilotos mais leves com garrafas cheias de areia!

 

<< Clique aquipara escrever aos ASES